segunda-feira, 1 de abril de 2019

JANIE'S HOUSE


Por Sharon Sevilha

A música, por si só, jé é uma coisa poderosa. Ela tem o poder de te trazer toda a sorte de lembranças e de te transportar a vários momentos da sua vida. Fora as amizades: quantas pessoas você conheceu e acabou ficando amigo só porque estava usando uma camiseta ou tinha uma tatuagem da sua banda preferida? Não posso falar de outros gêneros, pois não os conheço, mas com o Rock, desde sempre foi assim.

E quando os músicos usam a sua arte, este dom divino, para fazer o bem, aí a coisa realmente transcende. Este foi o caso de Steven Tyler, vocalista do Aerosmith. 

Nos anos oitenta, auge do Aerosmith, Steven cheirara uma mansão um carro e um avião. E foi parar na reabilitação. Lá, ele descobriu que sete de de cada dez meninas sofreram abuso sexual, psicológico ou físico, então ele colocou tudo na  canção "Janie's Got a Gun" e se perguntou o que ia fazer a respeito. Quando começou a escrevê-la, ele não sabia quem era Janie ou o porquê de ela ter uma arma.


Quase trinta anos depois, em 2015, Steven Tyler fundou uma ONG, a Janie's Fund,  para apoiar e acolher meninas vítimas  de abusos sexuais, físicos e/ou psicológicos. Uma em cada quatro meninas será abusada antes de completar dezoito anos, segundo uma divisão de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos. E a finalidade  da ONG é levar mais consciência à negligência das crianças e gerar fundos para que elas recebam serviços mais eficazes para superarem os traumas e dores dos abusos. 

Em 2017, Steven abriu o primeiro refúgio para estas meninas, em Atlanta. Agora, no último dia 4, ele ajudou com quinhentos mil dólares a inauguras a segunda casa, próxima a Memphis. A ideia é que a casa acolha de vinte e seis a trinta meninas por ano por um tempo indeterminado: até que elas se sintam seguras a seguir em frente. E não para por aí: Tyler já quer inaugurar uma terceira Janie's House em Las Vegas, ainda em 2019.


Pelo segundo ano consecutivo, Tyler fará sua própria festa de gala, em Los Angeles, para a exibição do Grammy, e receberá celebridades, como Lenny Kravitz, Alice Cooper, Sharon Stone, entre outras, dispostas a ajudá-lo nesta causa e toda a renda será destinada ao Janie's Fund. Ele conta também com o apoio da Youth Village, uma organização que visa dar suporte às famílias com problemas comportamentais e abusivos.

Uma das meninas que estava na inauguração desta segunda casa, disse que um dos motivos de ela estar lá foi ter sofrido abuso sexual aos três anos de idade. Hoje, com catorze anos, ela declara: "através da Janie's House, posso aprender muito sobre o meu passado e que não fui a única que passou por esses problemas."  


Steven Tyler, por sua vez, declara que vai levar The Janie's Fund para onde ele for e que isto foi um sonho que se realizou. "Isto faz bem ao meu coração e à minha alma."

Nenhum comentário:

Postar um comentário