Por Sharon Sevilha
Leia a nota publicada pelo Dead Kennedys na íntegra:
"Ok Pessoal; o promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados. Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e ós concordamos com a idea; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras. Nós faremos uma doação da porcentagem dos rendimentos que nos foram antecipados para uma instituição de caridade."
Primeiro, a banda nega ter conhecimento e ter autorizado o pôster. Agora, com esta nota sem vergonha, diz que vai doar o dinheiro pago adiantado para uma instituição de caridade. Qual instituição? Brasileira? Gringa?
O que aconteceu, Dead Kennedys? As vendas dos ingressos não estava indo bem? Ou vocês "amarelaram" na cara dura mesmo? Como eles não vão responder, você, leitor, decide, mas leve em conta duas coisas:
- recentemente, quando o Pearl Jam veio ao Brasil, o pôster deles também causou polêmica no Rio de Janeiro e nem por isso Eddie Verdder e sua turma cancelaram o show. E na visita anterior, em 2015, ainda doaram parte do cachê para as vítimas da tragédia em Mariana. Aliás, diga-se de passagem que Mariana nunca viu a cor desses dólares.
- em 1987, no auge da treta punks x carecas, os Ramones vieram ao Brasil pela primeira vez, ainda com Dee Dee e Richie na formação. O show foi no extinto e minúsculo Palace, em Moema, SP. Tinha tudo para dar errado: pouco antes da meia-noite, durante uma falha nos amplificadores, os carecas tentaram invadir o local com facas, estiletes, paus e pedras. Muita gente saiu ferida - uma, gravemente.
- depois, em 1991, a banda voltou a se apresentar no ainda menor e também extinto Dama Xoc, em Pinheiros. Um rapaz foi esfaqueado durante o show e veio a falecer. Mesmo assim, os Ramones ainda voltaram ao Brasil .
- em 1992, o "incidente" foi no (mais uma vez) extinto Canecão, no Rio de Janeiro: jogaram uma bomba de gás lacrimogênio, o que causou a interrupção do show e muito tumulto.
- já em 1994, a treta foi em Balneário do Camboriú (SC). Mal os Ramones entraram, veio tudo abaixo, inclusive os vidros da casa, que foram destruídos com pedras. Quem não entrou, invadiu. E Joey passou mal e cancelaram o bis.
- a única turnê na qual deu tudo certo, foi a última: ADIOS AMIGOS, em 1996. Sabendo que esta seria a última vez que veríamos a banda, no final da apresentação, no lugar da confusão, o que presenciamos foi muito marmanjo chorando no (mais uma vez) extinto Olympia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário