terça-feira, 30 de abril de 2019

Novo álbum de Roberta Sá, reúne inéditas de Gilberto Gil



Capa Giro (1).JPG


O projeto traz parcerias de Gil com Roberta Sá, Jorge Ben Jor, Yuri Queiroga, Alberto Continentino e Bem Gil
  
Tudo começou nos encontros promovidos pelo saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno. Nos almoços de domingo, na casa de Moreno, Roberta Sá e Gilberto Gil se aproximaram, no final de 2016. Foi nesse ambiente inspirador de bate-papos e música que Roberta teve a ideia de gravar um álbum só com canções do compositor baiano.

Pouco depois, Gil compôs a inédita “Giro”, já pensando no disco de Roberta.  O segundo presente, escrito por Gil em parceria com Jorge Bastos Moreno, foi “Afogamento”, cuja gravação em dueto com o autor foi lançada ano passado como single e no álbum “Ok Ok”, de Gil. A partir dessas canções desenhou-se o álbum de inéditas de Gilberto Gil e parceiros, batizado com o nome da canção Giro, que chega agora às lojas nos formatos físico e digital (Rosa Produções/Deck) e ganha a estrada a partir de 10 maio, em Salvador, na nova turnê (datas completas no site oficial).
  
A produção musical é de Bem Gil, que participou como músico e arregimentou a banda que acompanha Roberta nas 11 faixas do álbum. “O papel do Bem foi fundamental, foi ele quem sugeriu fazer um disco só de inéditas e provocou a minha primeira parceria com Gil. Mandei por whatsapp letra e melodia minhas e ele entregou para o Gil completar. Essa parceria chama-se ‘Cantando as Horas’, pontua Roberta Sá.

Para o novo repertório Gil, que participa como músico convidado em todas as faixas, compôs sozinho as canções “A vida de um casal”, “O lenço e o lençol” e “Autorretratinho”. Duas inéditas são parcerias com Roberta Sá e Bem Gil, uma com Roberta e Yuri Queiroga e outra com o filho Bem e o baixista Alberto Continentino. A pedido de Roberta, Gil retomou a parceria com Jorge Ben Jor depois de 45 anos e juntos, os dois assinam “Ela diz que me ama”, primeiro single do álbum, lançado no final de março, com direito a vídeo clipe reunindo Roberta, Ben Jor e Gil, sob direção de Andrucha Waddington.

“O processo foi muito afetuoso, a gente não teve pressa alguma.  Gil é uma pessoa muito generosa e, acima de tudo, um músico apaixonado por quem pensa e faz música. Esse álbum é, sem dúvida alguma, a maior alegria da minha carreira, nesses 15 anos”, finaliza Roberta Sá. Gilberto Gil retribui: “Aprendi a gostar da Roberta, primeiro como intérprete, depois como gente amiga e agora a tenho como parceira na fase já mais tardia do meu trabalho de mais de cinquenta anos. E eu tenho a graça de tê-la por perto fazendo o que a gente mais ama, a nossa música”.

>> Ouça o álbum:

>> Assista o clipe "Ela diz que me ama": 

Nenhum comentário:

Postar um comentário