Música lançada pela banda R.E.M. no álbum AUTOMATIC FOR THE PEOPLE (1993) e mundialmente conhecida, cita vários personagens não tão conhecidos pelos fãs da banda. É disto que vamos tratar aqui.
Já no primeiro verso, é citado MOTT THE HOOPLE, uma banda inglesa, na sua clássica formação Ian Hunter (vocal, guitarra e piano), Mick Ralphs (vocal e guitarra), Pete Watts (baixo), Verden Allen (órgão) e Dale Griffin (bateria). Houve mudanças na sua curta duração ( 1969-1974) no melhor estilo glam rock, e teve como seu maior sucesso, ALL YOUNG DUDES, escrito por um fã: David Bowie.
No verso seguinte, vem o real homenageado da música, o ator, cantor, humorista e dançarino americano Andy Kaufman (1949-1984), que ficou conhecido por destruir a comédia como a conhecemos e apresentar números vanguardistas em todos os eventos possíveis, inclusive zombando de Elvis Presley (citado também na canção) e de outros artistas e personagens da História. Seu ápice foi no programa SATURDAY NIGHT LIVE.
Por não se considerar humorista, Andy fazia "pegadinhas" para irritar a audiência e gostava e soltar fake news para a imprensa. Já demitido da ABC, Andy se apresentava em ringues de luta e desafiava mulheres a lutar com ele. Tudo isto, acabou o levando ao esquecimento.
Freddie Blessie ( 1928-2003), este sim, foi um lutador americano profissional em luta livre e ganhador de diversos títulos e prêmios.
Moisés é o personagem bíblico que libertou o povo de Israel da escravidão no antigo Egito.
Newton, é o Isaac, aquele da maçã e da teoria gravitação universal.
A peste que o Egito enfrentou é uma referência às Sete Pragas do Egito e diz respeito à doença que dizimou todos os rebanhos do Egito enquanto nada aconteceu aos rebanhos de Israel.
E, por último, porém não menos importante, Charles Darwin, naturalista britânico (1809-1882) é o criador da teoria da evolução, na qual só os mais fortes de cada espécie sobrevivem.
A música, como já supracitado, é uma homenagem a Andy Kaufman, que zombava em suas apresentações de tudo o que foi esclarecido aqui. Agora você pode ouvir a canção sabendo exatamente do que se trata.
Abaixo, Man on the Moon, com participação de Bruce Springsteen, em Washington, 2004.
P.S.: se você acreditar, eles levaram o homem à Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário