Por Sharon Sevilha
Apesar do título, este não é um livro de terror, mas contem muito horror em suas páginas. E para entender melhor, primeiro você precisa conhecer um pouquinho a escritora, Isabel Allende.
Nascida em 1942, em Lima, nacionalizada chilena e cidadã americana, Isabel Allende é sobrinha neta do presidente deposto em 1973, no Chile, Salvador Allende. quando o general Pinochet assumiu o pais com as mãos sangrentas da ditadura. Ela se destacou com o livro de 1982, A CASA DOS ESPÍRITOS, que já foi reeditado várias vezes e, inclusive, virou filme estrelado por Maryl Streep, Glenn Close, Winona Ryder, Jeremy Irons e Antonio Banderas, em 1993.
Isabel Allende, costura com maestria memórias pessoais, política e fantasia através de três gerações família Trueba e aborda as questões políticas do Chile à época do Golpe Militar. Uma de suas inspirações para o romance, foi seu avô, retratado no personagem patriarcal Steban Trueba. E por ser prima de Salvador Allende, Isabel se viu obrigada a se exilar na Venezuela, onde o livro foi escrito.
Ainda que Steban Trueba seja um personagem forte, o destaque fica para as mulheres, com dons de clarividência, entre outras coisas, nas três gerações narradas. Misturando o realismo com a fantasia, é uma excelente forma de conhecer um pouco dos anos de chumbo chilenos.
Abaixo, o trailler do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário