terça-feira, 30 de abril de 2019

QUEM FOI JONAS - AQUELE DA MÚSICA DO THE BOMBERS


Por Sharon Sevilha

Reza a lenda bíblica que Deus escolheu um profeta chamado Jonas para espalhar Sua palavra e levar ao arrependimento o povo da cruel cidade de Nínive, capital da Assíria. Os assírios teriam quarenta dias para se arrependerem ou sofreriam a ira divina.

Jonas, que não era nada bobo, não quis obedecer esta ordem. A cidade era conhecida por sua maldade sem fim, como empalar prisioneiros ou lhes arrancar os olhos. E era uma das maiores inimigas de Israel. Então Jonas se dirige ao porto de Jope e pega uma embarcação para Társis - o mais longe possível de Nínive

Nervoso com a desobediência do profeta, Deus manda uma tempestade violenta em direção ao navio, ameaçando quebrá-lo em mil pedaços. Quando percebeu que a tempestade era um castigo divino, Jonas se jogou ao mar e foi engolido por uma baleia. O mar se acalmou na mesma hora.


Jonas passou três dias dentro da baleia. Tempo o bastante para pensar e se arrepender de ter desobedecido às ordem de Deus. A baleia nadou até a praia e vomitou Jonas. Ele foi até Níniva e deu o recado: ou vocês param em quarenta dias ou Deus vai destruir tudo. Os ninivitas acreditaram no que Jonas disse e se arrependeram de seus mal feitos cobrindo-se de cinzas e vestindo sacos. Deus ficou com dó e os perdoou.

Em 1973, o trio de "rock rural" Sá, Rodrigues e Guarabira compõem e gravam uma canção inspirada na história acima, MESTRE JONAS.


Em julho de 2017, a banda santista THE BOMBERS regravam a canção, deixam-na bem mais rápida (e melhor, dependendo do seu gosto, é claro). Na música, Jonas se recusa a sair da baleia, quer viver lá dentro porque lá, a vida é mais segura e bem mais fácil, sem os perrengues do lado externo. E mais: quer viver até o fim da vida!


Leia a letra abaixo e decida: você prefere viver dentro ou fora da baleia? Eu prefiro ficar lá dentro.

"Dentro da baleia mora mestre Jonas
Desde que completou a maior idade
A baleia é sua casa, sua cidade
Dentro dela guarda suas gravatas,
seus ternos de linho
E ele diz que se chama Jonas
E ele diz que é um santo homem
E ele diz que mora dentro da baleia
por vontade própria
E ele diz que está comprometido
E ele diz que assinou papel
Que vai mantê-lo dentro da baleia
Até o fim da vida
Até o fim da vida
Dentro da baleia a vida é tão mais fácil
Nada incomoda o silêncio e a paz de Jonas
Quando o tempo é mal, a tempestade fica de fora
A baleia é mais segura que um grande navio
E ele diz que se chama Jonas
E ele diz que é um santo homem
E ele diz que mora dentro da baleia
por vontade própria
E ele diz que está comprometido
E ele diz que assinou papel
Que vai mantê-lo dentro da baleia
Até o fim da vida
Até o fim da vida
Até subir pro céu"



Kaosenlared infor


No era una moda ni se cumplió ese precepto del sistema que van a ir desfalleciendo por puro cansancio social. Para nada, como cada sábado (y ya van 23) volvieron a tomar las calles.
Leer el artículo "(Vídeos) Francia. Miles de chalecos amarillos vuelven a tomar las calles; casi 200 personas detenidas" en Kaos en la red. (https://kaosenlared.net/videos-francia-miles-de-chalecos-amarillos-vuelven-a-tomar-las-calles-casi-200-personas-detenidas/)

[Nº1 Mayo 2019] Periódico de la Federación Local de CNT-AIT Madrid


Novo álbum de Roberta Sá, reúne inéditas de Gilberto Gil



Capa Giro (1).JPG


O projeto traz parcerias de Gil com Roberta Sá, Jorge Ben Jor, Yuri Queiroga, Alberto Continentino e Bem Gil
  
Tudo começou nos encontros promovidos pelo saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno. Nos almoços de domingo, na casa de Moreno, Roberta Sá e Gilberto Gil se aproximaram, no final de 2016. Foi nesse ambiente inspirador de bate-papos e música que Roberta teve a ideia de gravar um álbum só com canções do compositor baiano.

Pouco depois, Gil compôs a inédita “Giro”, já pensando no disco de Roberta.  O segundo presente, escrito por Gil em parceria com Jorge Bastos Moreno, foi “Afogamento”, cuja gravação em dueto com o autor foi lançada ano passado como single e no álbum “Ok Ok”, de Gil. A partir dessas canções desenhou-se o álbum de inéditas de Gilberto Gil e parceiros, batizado com o nome da canção Giro, que chega agora às lojas nos formatos físico e digital (Rosa Produções/Deck) e ganha a estrada a partir de 10 maio, em Salvador, na nova turnê (datas completas no site oficial).
  
A produção musical é de Bem Gil, que participou como músico e arregimentou a banda que acompanha Roberta nas 11 faixas do álbum. “O papel do Bem foi fundamental, foi ele quem sugeriu fazer um disco só de inéditas e provocou a minha primeira parceria com Gil. Mandei por whatsapp letra e melodia minhas e ele entregou para o Gil completar. Essa parceria chama-se ‘Cantando as Horas’, pontua Roberta Sá.

Para o novo repertório Gil, que participa como músico convidado em todas as faixas, compôs sozinho as canções “A vida de um casal”, “O lenço e o lençol” e “Autorretratinho”. Duas inéditas são parcerias com Roberta Sá e Bem Gil, uma com Roberta e Yuri Queiroga e outra com o filho Bem e o baixista Alberto Continentino. A pedido de Roberta, Gil retomou a parceria com Jorge Ben Jor depois de 45 anos e juntos, os dois assinam “Ela diz que me ama”, primeiro single do álbum, lançado no final de março, com direito a vídeo clipe reunindo Roberta, Ben Jor e Gil, sob direção de Andrucha Waddington.

“O processo foi muito afetuoso, a gente não teve pressa alguma.  Gil é uma pessoa muito generosa e, acima de tudo, um músico apaixonado por quem pensa e faz música. Esse álbum é, sem dúvida alguma, a maior alegria da minha carreira, nesses 15 anos”, finaliza Roberta Sá. Gilberto Gil retribui: “Aprendi a gostar da Roberta, primeiro como intérprete, depois como gente amiga e agora a tenho como parceira na fase já mais tardia do meu trabalho de mais de cinquenta anos. E eu tenho a graça de tê-la por perto fazendo o que a gente mais ama, a nossa música”.

>> Ouça o álbum:

>> Assista o clipe "Ela diz que me ama": 

Gabriel Elias e Double MZK lançam remix de “Fiz Esse Som Pra Você”




IMG_6016.JPG


No último mês o cantor e compositor Gabriel Elias lançou o álbum “Quatro Estações” (Deck), fechando seu projeto temático de lançar EPs para cada estação do ano e juntá-los em um registro completo. Bem recebido pelo público, o disco traz sucessos como “Anjo Protetor”, cujo videoclipe ultrapassou 3 milhões de visualizações no YouTube, e “Fiz Esse Som Pra Você”, que vem tocando em rádios de todo Brasil. É essa faixa que agora recebe um remix especial, feito sob medida pelo Double MZK. A novidade já está disponível em todas as plataformas digitais, em lançamento da gravadora Deck.

Composta pelo próprio Gabriel, “Fiz Esse Som Pra Você” traz a atmosfera praiana e aborda uma paixão litorânea, que se desenrola na areia. A novidade do lançamento fica por conta do trabalho do duo Double MZK, formado pelos irmãos Henrique e Leonardo Zanotto. Os DJs, que acumulam mais de 50 milhões de streams nos aplicativos de música, já remixaram canções de artistas como Vitor Kley e agora entregam a releitura de mais um hit. A faixa já havia recebido uma versão acústica e outro remix, de Ralk. As diferentes variantes tornam “Fiz Esse Som Pra Você” adequada às diferentes situações: da calmaria do mar às baladas.

>> Ouça o remix:

Sobre o artista:

Gabriel Elias ficou famoso na internet por postar vídeos versões de grandes sucessos numa maneira única. Com 24 anos, o cantor possui mais de 100 milhões de visualizações no YouTube, fez participações ao lado de nomes como Jota Quest, Thiaguinho, Maneva e Roberta Campos e conta com mais de 1,2 milhão de ouvintes mensais no Spotify. Seu mais recente álbum, “Quatro Estações”,  já está disponível nos aplicativos de música e chegará em formato físico pela gravadora Deck.

Disco novo do Dead Fish é mixado e masterizado por Bill Stevenson



IMG_5984.JPG


“Ponto Cego” chegará no dia 31 maio às plataformas digitais e em vinil, CD e cassete pela Deck

Depois de três anos, o Dead Fish se prepara para lançar um novo álbum. Oitavo registro de inéditas da banda, “Ponto Cego” marca a volta do grupo à gravadora Deck e será lançado no dia 31 de maio em CD, LP e cassete, além das plataformas digitais.

Produzido por Rafael Ramos, “Ponto Cego” traz em sua ficha técnica a notável presença de Bill Stevenson, que mixou e masterizou o disco nos Estados Unidos. Baterista da banda de punk e hardcore Descendents e ex-baterista dos icônicos Black Flag e All, Stevenson também possui trajetória destacada na área técnica, tendo produzido clássicos como "Appeal to Reason", do Rise Against, "Wolves in Wolves' Clothing" do NOFX, “Awakened”, do As I Lay Dying, e "Victory Lap", do Propaghandi, entre muitos outros. Assim, coube ao californiano finalizar o trabalho gravado no Estúdio Tambor (RJ).

Dead Fish é formado por Rodrigo Lima (vocais), Marco Melloni (bateria) e Ric Mastria (guitarra). O show de lançamento de “Ponto Cego” ocorrerá no dia 15 de junho na Audio, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda.

Shadowside lança lyric video da faixa The Fall

Bom dia! O Shadowside acabou de lançar um novo vídeo oficial. Envio abaixo a nota referente ao lyric video de The Fall.
O grupo está preparando uma sequência de shows no Brasil para JULHO e estes shows serão os primeiros da Shades of Humanity Tour por aqui. Em breve enviaremos as informações dos shows e credenciamentos.
A banda está disponível para entrevistas.
Grande abraço,
Sérgio Dias Furia Music Press www.furiamusic.com.br
______________________________

_____________________________
Imagem:
http://furiamusic.com.br/artistas/shadowside/images/2019/lyric_thefall.jpg
______________________________
_____________________________


A Shadowside acaba de lançar um lyric video da música "The Fall", faixa que abre o seu quarto álbum de estúdio "Shades of Humanity".

O vídeo foi produzido por Tiago Lima, que assina a direção de videoclipes e lyric videos de artistas de outros estilos musicais e realizou com maestria o seu primeiro trabalho para uma banda de heavy metal.

O lyric video de "The Fall" também traz imagens da tour norte-americana que o quarteto formado por Dani Nolden (vocal), Magnus Rosén (baixo), Raphael Mattos (guitarra) e Fabio Buitvidas (bateria) realizou ao lado do Anvil em 2018. Foi a maior turnê da banda já realizada em solo americano até então, com 29 shows por 20 Estados, percorrendo mais de 22.000 km em 46 dias de viagem. 

Assista em https://youtu.be/DFApa9aQ2rQ 

A banda anunciará em breve as datas dos primeiros shows da Shades Of Humanity Tour no Brasil que acontecerão em JULHO/2019. Os contatos para shows devem ser feitos através da Furia Music Produções pelo e-mail contato@furiamusic.com.br. Os jornalistas interessados no presskit do grupo e agendamento de entrevistas devem entrar em contato através do email imprensa@furiamusic.com.br.

Websites:
www.shadowside.net www.facebook.com/shadowsideband www.youtube.com/shadowsideofficial

Atração do lendário Hollywood Rock 92, Jesus Jones se apresenta, nesta sexta-feira, com formação original, em São Paulo

Banda inglesa, que fez um dos melhores shows do lendário festival Hollywood Rock 92, está celebrando 30 anos de carreira e promovendo o novo álbum “Passages” – foto: divulgação

Uma das bandas mais importantes dos anos 90 está de volta ao Brasil! O famoso grupo inglês Jesus Jones, que conquistou o mundo com o hit “Right Here, Right Now”, se apresenta, nesta sexta-feira (03/05), na Tropical Butantã, em São Paulo, com sua a formação original. A produção é mais uma parceria Top Link Music e Rádio e TV Corsário.

O show faz parte da festa comemorativa aos 30 anos de atividades da Top Link Music, que também contará com a apresentação das bandas Massacration e Malta, além da participação especial de músicos do Angra, aclamados pela bem-sucedida turnê do álbum “Omni” concluída com 104 shows ao redor do mundo, em jam com vários artistas do rock nacional.

O evento também marcará o lançamento do livro "Rocking All My Dreams", do celebre produtor Paulo Baron em que conta histórias de sua carreira no mundo do rock e nos traz uma bela lição sobre como correr atrás de seus sonhos.

A celebração contará com exclusiva e limitada área VIP em que o público poderá vivenciar uma experiência diferenciada. Os ingressos continuam à venda pelo site da Ticket Brasil (https://ticketbrasil.com.br/festa/6523-toplinkmusic-saopaulo-sp), além de pontos autorizados em São Paulo, Osasco, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Mauá, Sorocaba, Santos, Guarulhos e Bragança Paulista (https://ticketbrasil.com.br/festa/6523-toplinkmusic-saopaulo-sp/pontos-de-venda). Mais informações no serviço abaixo.

O grupo inglês Jesus Jones, formação por Mike Edwards (vocal e guitarra), Jerry De Borg (guitarra), Al Doughty (baixo), Iain Baker (teclados) e Gen (bateria), trazem outros grandes sucessos da carreira como “Real Real Real”, “International Bright Young Thing” e “Info Freako”, além das principais composições do novo álbum “Passages” (2018), como “Where Are All the Dreams?”, “Rounding Out the Square Hole” e “How’s This Even Going Down”.

Formada por Adriano Daga (bateria), Luana Camarah (vocal), Thor Moraes (guitarra) e Diego Lopes (baixo), a banda Malta está colhendo os frutos do trabalho conquistado com muita energia, qualidade e paixão pela boa música. Este amor pela música pode ser sentido nas 11 faixas inéditas do novo álbum "IV" que já é assunto entre os fãs do grupo por sua sonoridade contundente e elementos de peso.

Já o todo-poderoso Massacration, autoproclamado “maior grupo de heavy metal de todos os tempos”, em seu retorno triunfal aos palcos, lançou o poderoso single “Metal Milf” e realizou uma extensa turnê por várias cidades do Brasil. Esta excursão resultou no disco ao vivo "Massacration - Live Metal Espancation", que bateu recorde de vendas em todo o País e manteve a banda na estrada, levando seu humor ao público do rock.

Em três décadas de atividades, a Top Link Music já realizou duas históricas edições do Live ‘n’ Louder Festival, e shows de artistas como Dio, Heaven and Hell, Scorpions, Motörhead, Dream Theather, Twisted Sister, Megadeth, Black Label Society, Misfits, Tarja, Sons of Apollo, Saxon, Rhapsody, Sisters of Mercy, Marillion, Yes, Epica, Buddy Guy, Anthrax, The Cult, Emerson, Lake & Palmer, entre outros. Ao todo, são mais de 10 mil shows e 110 bandas no currículo.

Links relacionados:
http://toplinkmusic.com
https://www.facebook.com/toplinkmusicoficial
https://www.facebook.com/RadioTvCorsario
https://www.facebook.com/jesusjonesband
https://www.facebook.com/AngraOfficialPage
https://www.facebook.com/maltaoficial
http://www.facebook.com/MassacrationOficial
https://www.facebook.com/tropicalbutanta
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR 
SERVIÇO SÃO PAULO
Top Link Music – festa de 30 anos
Realização: Top Link Music e Rádio & TV Corsário
Bandas: Jesus Jones, Malta, Massacration, jam com músicos do Angra

Data: 3 de maio de 2019
Local: Tropical Butantã
End: Av. Valdemar Ferreira, 93 – 200 metros da Estação de Metrô Butantã
Como chegar: http://www.tropicalbutanta.com.br/comochegar
Horário: 20h (open doors) | 22h (Showtime)
Imprensa: press@theultimatemusic.com | 11 964.197.206
Informações gerais: (11) 3031.0393
Evento Fb: https://www.facebook.com/events/333092037498488
Classificação etária: 16 anos. Entre 14-15 anos somente acompanhados por pai ou mãe munidos de documentos
Capacidade: 2.500 lugares
Duração: Aproximadamente 90 minutos
Estacionamento: nas imediações da Tropical Butantã (sem convênio)
Estrutura: ar condicionado, acesso para deficientes, área para fumantes e enfermaria

# SETORES / PREÇOS (1º lote) 
- Pista meia/promocional*: R$100
- Área Gold/promocional*: R$ 250
- Mezanino meia/promocional*: R$ 180,00
*O ingresso promocional antecipado é válido mediante a entrega de 1 kg de alimento não-perecível na entrada do evento.

# COMPRA PELA INTERNET – https://ticketbrasil.com.br/festa/6523-toplinkmusic-saopaulo-sp/
# PONTO DE VENDA OFICIAL (sem taxa de serviço): bilheteria Tropical Butantã
# PONTOS AUTORIZADOS em São Paulo, Osasco, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Mauá, Sorocaba, Santos, Guarulhos e Bragança Paulista. Consulte o ponto de venda mais próximo da sua região em https://ticketbrasil.com.br/festa/6523-toplinkmusic-saopaulo-sp/pontos-de-venda.

* Para a compra de ingressos para estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do titular da carteira estudantil no ato da compra e no dia do espetáculo, munido de documento que comprove condição prevista em lei;
** A produção do evento NÃO se responsabiliza por ingressos comprados fora do site e pontos de venda oficiais;
*** É expressamente proibida a entrada com câmeras fotográficas e filmadoras profissionais ou semi-profissionais.
A banda Jesus Jones, uma das mais famosas dos anos 90 por conta do hit “Right Here, Right Now”, está celebrando 30 anos de carreira e retorna ao Brasil neste final de semana. Com produção Top Link Music e Rádio e TV Corsário, a formação original do grupo se apresenta, nesta sexta-feira (03/05), na Tropical Butantã, em São Paulo. Os ingleses, que foram uma das principais atrações do lendário festival Hollywood Rock 92, fazem o show de encerramento da festa comemorativa aos 30 anos de atividades da Top Link Music.

O evento ainda terá shows das  Massacration, Malta, jam com de músicos do Angra e convidados, além do lançamento do livro "Rocking All My Dreams", do produtor Paulo Baron. Ainda há ingressos à venda. Mais informações no press release abaixo. 


Wit tem Renatinho do BokaLoka no feriado


O cantor Renatinho, que ganhou fama nacional como vocalista da banda BokaLoka, agita o feriado do Dia do Trabalhador desta quarta-feira (1/5) no Wit Bar. Com mais de 20 anos de carreira, o cantor apresenta sucessos da banda e outros destaques do samba e pagode. A noite tem ainda DJ Pierre e a dupla sertaneja Thais & Rafael. O Wit abre às 18h. Com nome na lista do evento (www.facebook.com/events/1897493783730451), mulheres pagam R$ 10 e homens R$ 25 na entrada, até 22h. Sem lista, elas pagam R$ 15 e eles R$ 35.
 
Um dos criadores da banda BokaLoka, em 1995, Renatinho emplacou sucessos desde o primeiro disco, "Você Vai se Amarrar", com muito samba e pagode. Em 2001, conquistaram as rádios brasileiras com "Não Pedi Pra Me Apaixonar". Logo depois, com um CD ao vivo, conquistaram o segundo disco de ouro. Renatinho também faz apresentações solo, incluindo hits do BokaLoka, além de versões de outras grandes canções do samba e pagode.
 
 
Renatinho BokaLoka no Wit Bar
 
Data: quarta-feira, 1º de maio
Horário: abertura da casa às 18h
Entrada: sem lista, feminino R$ 15 e masculino R$ 35. Com nome na lista (www.facebook.com/events/1897493783730451), feminino R$ 10 e masculino R$ 20 até 22h.
Informações: (41) 3042-3979 | www.facebook.com/witbarcuritiba | www.witbar.com.br
 
 

Vocal Brasileirão se apresenta nesta sexta e sábado com o músico Sérgio Santos



O Vocal Brasileirão divide o palco com o violonista, cantor e compositor Sérgio Santos (MG).  O repertório abrange boa parte da discografia do compositor, contemplando suas diversas facetas, de forte inspiração nas musicalidades mineira e afro-brasileira. Com regência e direção artística de Vicente Ribeiro as apresentações acontecem nesta sexta-feira (3/5) e sábado (4/5), às 20h, no Teatro do Sesc da Esquina.
Esse é o segundo encontro do Brasileirão com o músico, também parceiro em diversas composições de Paulo César Pinheiro, Dori Caymmi e Edu Lobo. Em janeiro deste ano, durante a Oficina de Música, as apresentações amadureceram essa ligação. Entre as composições de destaque apresentadas estão: Litoral e interior, Margem derradeira, Lá vem chuva e Samba pra Mangueira.

Convidado
O compositor, cantor, violonista e arranjador Sérgio Santos começou sua carreira em 1982, participando do espetáculo Missa dos Quilombos, de Milton Nascimento. Em 1991 inicia uma parceria com Paulo César Pinheiro, um dos maiores poetas da história da música brasileira, com quem compôs um conjunto de mais de 300 composições.
Tem oito CDs gravados, lançados por gravadoras brasileiras, americanas e japonesas, tendo “Áfrico” sido eleito o melhor CD de 2002 (Prémio Rival BR) e “Litoral e Interior” sido indicado ao Grammy Latino em 2010.

Serviço:
Vocal Brasileirão convida Sérgio Santos

Datas: 03 e 04 maio
Horário: 20h
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Local: Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969)
Ingressos: www.aloingresso.com.br ou na bilheteria da Capela Santa Maria

Vocal Brasileirão
O Vocal Brasileirão foi criado e idealizado pelo regente e arranjador Marcos Leite (1953-2002), que esteve à frente do grupo no período de 1995 a 2001. No período de 2002 a 2005 foi conduzido por Reginaldo Nascimento e desde 2006 conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas; desta maneira, o público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes. Em um extenso repertório acumulado ao longo de mais de 20 anos, há canções de Ary Barroso, Baden Powell, Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Gilberto Gil, Guinga, Ivan Lins, Joyce Moreno, Milton Nascimento, Noel Rosa, Sergio Santos, Tom Jobim e Zé Rodrix.
Dentre dezenas de espetáculos realizados, destacam-se “Coisas nossas”, “Como uma onda”, “Duetos”, “Bastidores”, “Eu canto samba”, “Estandartes do Contestado”, “Brasileirão 20 anos” e “Brasil Gongá” e “Antonio Brasileiro”. O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet” como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná. A partir de 2006, sob a direção de Vicente Ribeiro, o grupo passou a dedicar-se paralelamente à montagem de shows com convidados especiais, tendo dividido o palco com grupos e artistas como Boca Livre, Folia de 3, Ivan Lins, Jane Duboc, Joyce Moreno, Quarteto em Cy, Romário Borelli, Sá & Guarabyra e Zé Luiz Mazziotti.
Em 2008, o Vocal Brasileirão gravou seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, dedicado à obra de Chico Buarque e Edu Lobo. Com um som personalizado e envolvente, já conquistou um lugar de destaque na vida cultural de Curitiba, combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar.

Cinemateca exibe filmes dedicados à cultura feminina




Um ciclo de cinema dedicado à cultura feminina entra em cartaz na Cinemateca de Curitiba a partir desta quinta-feira (02/05). No programa, obras primas de diretoras espanholas que decidiram enfrentar as críticas e pensar a natureza humana na contemporaneidade. A mostra segue até domingo com sessões às 19h. A entrada é franca.

Promovido pelo Instituto Cervantes desde 2010, o ciclo Espaço Feminino reúne produções dirigidas por mulheres com temas que exprimem suas preocupações. São filmes recentes que incluem três longas metragens e uma série de curtas.

O longa Con el viento, da diretora Meritxell Colell, aclamado em diversos festivais internacionais, abre a programação. O filme convoca o reencontro familiar e as relações entre as diferentes mulheres de uma família, a partir do retorno de Mônica, uma bailarina de 47 anos que volta ao local onde nasceu após 20 anos de ausência.

O reencontro também é tema do longa Los amores cobardes, exibido na sexta- feira. Dirigido por Carmen Blanco, o filme retrata a volta de uma jovem forte e independente à sua cidade natal, onde se depara com fantasmas de uma amizade quebrada e as confusas relações de um amor juvenil.

Já o documentário A palabra xusta, é uma homenagem a Antía Cal Vázquez, pedagoga e educadora galega, que realizou um trabalho pioneiro de estudo e formação de crianças em seus primeiros anos escolares. A palavra justa era o nome de um jogo que ela inventou em que ao final de cada aula, os alunos deveriam resumir o que aprenderam em apenas uma palavra.

Curtas
No domingo O Curtas em Feminino, um programa anual itinerante formado por curtas-metragem dirigidos por cineastas espanholas, encerra a mostra. A seleção inclui seis filmes produzidos entre 2014 e 2018, em diferentes locais da Espanha, que constituem um panorama significativo de como as cineastas abordam todo tipo de temas e propostas narrativas em seus trajetos, consolidando seus universos estéticos.


Confira a programação:

Mostra Espaço Feminino
De 02 a 05 de maio
19h
Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1174)

02/05 - COM O VENTO (Con el viento, Espanha, 2017, 108’, Livre)
Mônica é uma bailarina e coreógrafa de 47 anos que vive em Buenos Aires, mas uma chamada de sua irmã dizendo que seu pai está muito grave a incentiva a voltar para o local onde nasceu, após 20 anos. Com a morte do pai, Mônica permanece no povoado para ajudar a mãe. São quase duas desconhecidas que terão que aprender a se conhecer e conviver. Direção: Meritxell Colell
Elenco: Mónica García, Concha Canal, Ana Fernández, Elena Martin, Xavier Martín, Paquita Pérez, Rakhal Herrero, Florencio Ortega, José Mari Martín, Jose Mari Crespo.


03/05 - OS AMORES COVARDES (Los amores cobardes, Espanha, 2018, 93’, 12 anos)
Eva é uma jovem forte e independente que regressa à sua cidade natal para passar as férias de verão. Ali a esperam sua mãe e Gema, sua incondicional amiga. O que Eva não espera é se encontrar com Rubén, quem costumava ser seu melhor amigo até que em um dia o garoto decidiu cortar o contato inesperadamente. Sem explicações nem despedidas. Direção: Carmen Blanco.
Elenco: Blanca Parés, Ignacio Montes, Anna Coll Miller, Tusti de las Heras, Agustín Otón, David Mora

04/05 - A PALAVRA JUSTA (A palabra xusta, Espanha, 2018, 108’, Livre)
Uma professora e pedagoga de 92 anos regressa a uma casa parada no tempo. Ali Antía Cal Vázquez “Tita” inicia uma conversa com suas lembranças, as imagens de uma vida capturada em velhas fotografias, a paisagem da montanha que rodeia a casa e a memória do amor de sua vida, Antonio Beiras.
Direção: Miguel Piñeiro
Elenco: Antía Cal Vázquez

05/05 - CURTAS EM FEMININO (Cortos en feminino)
EINSTEIN-ROSEN (Espanha, 2016, 9’, livre)
Verão de 82. Teo está seguro que encontrou um buraco de minhoca. Seu irmão Óscar não acredita. Pelo menos de momento.
Direção: Olga Osorio
Elenco: Teo Galiñanes, Óscar Galiñanes, Xúlio Abonjo, Ricardo de Barreiro
LUCRECIA (Espanha, 2018, 13’, livre)
Lucrecia narra a história de uma atriz próxima aos 50 anos que tem dificuldade de sobreviver com sua profissão, já que cada vez diminuem as ofertas de papéis para mulheres de sua idade. Esta situação faz com que ela se torne uma mulher anônima, como qualquer outra, que busca desesperadamente qualquer tipo de trabalho que lhe sirva para pagar as despesas básicas de luz, água e comida.
Direção: Eva
Horário: 19h
Marín
Elenco: Carmela Lloret
CAMINHO DE ÁGUA PARA UM PEIXE (Espanha, 2016, 8’, livre)
É de noite quando Óscar vê de sua janela... Um peixinho colorido pulando em uma poça de lama! Dois gatos espreitam no escuro. Óscar ajudará o peixe em uma desenfreada aventura por uma América Latina noturna, com a escassez de água como cortina de fundo.
Direção: Mercedes Marros
CONSERVAS (Espanha, 2017, 15’, livre)
“Conservas” narra a situação de Paula, uma moça inquieta que quer propor uma relação aberta a Guille, seu namorado. Mas, pelo caminho, o ciúme, as dúvidas e o desejo por outa pessoa tornarão mais difícil esta tarefa.
Direção: Mireia Pozo
Elenco: Montse Morillo, Ricard Farré, Merlín Quintanas, Nuria Santmartí, Anna Massó, Jessica Hernández
UMA VEZ (Espanha, 2015, 14’, livre)
Um dia como qualquer outro, Chila Huerta acordou seus três filhos e deixou a casa na qual vivia com seu marido. Ninguém na cidade entendia como tinha sido capaz de abandona-lo. Um homem que nos seus puros olhos tinha a bondade refletida
Direção: Sonia Madrid y Maria Guerra
Elenco: Belén Rueda, María Vázquez, Marcial Álvarez, María Camacho, Belén Cuesta, Concha Delgado, Isabel Gaudí, Mariola Fuentes, Gracia Olayo, Candela Ortiz, Pedro Ortiz, Verónica Moral
CAFÉ PARA LEVAR (Espanha, 2014, 13’, livre)
Alicia segue atarefada, finalizando os preparativos de seu casamento, e decide entrar no primeiro café que encontra e pedir um café para levar. Casualidade do destino ali se encontra inesperadamente com Javi.
Direção: Patricia Font
Elenco: Alexandra Jiménez, Daniel Grao, Alba José